Como escolher um perfume

como-escolher-um-perfume

Você é do tipo que fica na dúvida na hora de escolher um perfume? Então confira nesse artigo diversas dicas para te ajudar a escolher o melhor perfumes para você.

A estrutura dos perfumes e suas notas olfativas.

A maneira mais fácil de encontrar o perfume perfeito é saber qual família olfativa combina com seu gosto.

1 – Notas de Saída ou de Cabeça (5 a 15 minutos):
Família Olfativa –  Cítricas, Frutais e Herbais.
São responsáveis pela impressão inicial.

2 – Notas de Corpo ou de Coração (2 a 4 horas):
Família Olfativa –  Florais como rosa, jasamin, lírios etc, Frutais não Cítricas como pêssego e framboesa.
Representam a personalidade do perfume.

3 – Notas de Base ou de Fundo (4 ou mais horas):
Família Olfativa –  Bássamo, Madeiras, Resinas, Tabaco, Couro, Especiarias e Âmbar.
São profundas e de maior fixação.

[info animation_delay=”0″ animate=”” ]Após experimentar três perfumes, o olfato de nenhum ser humano irá diferenciar um do outro (Dica: algumas perfumarias têm um frasco com café torrado, ele “purifica” o olfato).[/info]

Categorias de fixação e concentração

como-escolher-um-perfume-concentracao
A concentração da essência do perfume varia de acordo com a denominação

Fique atento à embalagem do perfume. A denominação revela a concentração de essência em casa frasco, que também contém água, álcool, corante e antioxidante.

  • Parfum (Perfume) – Possuem a concentração da essência entre os níveis de 20% a 40%, permanência na pele de aproximadamente 12 horas;
  • Eau Parfum (Água de Perfume) – Possuem a concentração da essência entre os níveis de 15% a 20%, permanência na pele entre 08 e 12 horas;
  • Eau de Toillet (Água de banho) – Possuem a concentração da essência entre os níveis de 08% a 10%, permanência na pele entre 06 e 08 horas;
  • Eau de Cologne (Água de colônia) – Possuem a concentração da essência entre os níveis de 02% a 05%, permanência na pele entre 03 e 06 horas;

Verifique as especificações contidas nas embalagens dos perfumes importados e leve em consideração em qual ocasião cada um deles é o melhor para ser usado.

Para saber qual o resultado final das aplicações dos perfumes é necessário aguardar no mínimo 01 hora. Este é tempo necessário para evaporação e assim você pode sentir as nuances mais delicadas dos perfumes.

Evaporação e notas

O perfume é composto por três notas. Notas, como assim? São moléculas que compõe a estrutura da fragrância do perfume. De acordo com sua evaporação são dividias em notas de cabeça, corpo e saída. Quando você abre o perfume, sente as notas de cabeça, que são as mais voláteis. As notas de cabeças costumam ser cítricas, frutais, algumas especiarias e aldeídos pela rapidez com que evaporam.

O cheiro que vai ficar na pele é o das notas de corpo, que são as características principais de um perfume. Figoli explica que são quase todos florais, como jasmim e rosa e algumas especiarias, como a canela e o cravo. “É a nota intermediária e pode perdurar de 4 a 5 horas dependendo do perfume”, completa. Por fim, as notas de fundo são as mais “pesadas”, que tem a função de reter a volatilidade do perfume. “São as notas balsâmicas, doces e amadeiradas. Elas costumam durar 8 horas, também dependendo da característica do perfume”, explica o perfumista.

Onde passar

O local do corpo onde o perfume é aplicado faz diferença, sim. “As partes mais quentes do corpo onde passa mais sangue são as mais indicadas”. As áreas comuns: pulsos, axilas, peito, pescoço, coxas, costas de joelhos, cotovelos internos, virilha. Isto não significa pulverizar cada um destes lugares para aplicar o perfume.

como-escolher-um-perfume-onde-passar
O pulso é uma das áreas do corpo indicadas para a aplicação do perfume

Muda o cheiro conforme a pele?

O aroma pode variar de acordo com PH, a oleosidade da pele e o suor. O que a pessoa ingeriu também pode influenciar no cheiro que ficará na pele. “Se a pessoa se alimentou com algo muito condimentado, ela acaba exalando a especiaria e isso altera a fragrância”.

[info animation_delay=”0″ animate=”” ]O perfume pode manchar sua roupa, isso acontece porque o perfume contêm óleos e outros ingredientes que podem manchar as peças.[/info]

Pele oleosa: fixa melhor o perfume e o deixa mais intenso. Prefira os tipos Eau de Toillet ou até mesmo as versões sem álcool de sua fragrância favorita.

Pele morena: o perfume adere melhor à pele, que faz o cheiro durar bastante. É aconselhável investir nos mais suaves para não incomodar.

Pele seca: é mais difícil manter o aroma. Vale usar um hidratante da mesma marca ou da mesma essência para aumentar a hidratação da pele e a sua capacidade de retenção do cheirinho.

Pele normal:  fixa o perfume de maneira ideal, geralmente durante horas.

Pele clara: a fragrância permanece por menos tempo, por isso, são indicados aromas marcantesEau de Parfum.

[info animation_delay=”0″ animate=”” ]O perfume deve ser usado na medida correta, pois qualquer exagero pode deixá-lo incômodo. Escolha duas áreas e borrife o perfumes apenas uma vez em cada área escolhida.[/info]

Perfumes por ocasião

Perfumes para noite: Os perfumes mais recomendados para serem usados durante a noite são aqueles amadeirados, pois possuem conotação sensual. Os aromas dos perfumes amadeirados costumam permanecer na pele por até 5 horas, pois é considerado um cheiro bem forte, sendo indicado para ser usado apenas durante a noite.

Perfumes para o dia: Nessa ocasião, os perfumes cítricos e refrescantes, como a água de colônia, por exemplo, são os mais recomendados tanto para ir trabalhar, como ir à academia e até mesmo para um passeio com as amigas durante o dia. Os perfumes cítricos são bem leves e podem durar aproximadamente duas horas. Além disso, não possuem cheiros muito doces ou enjoativos que podem acabar incomodando as pessoas ao seu redor.

Perfumes para momentos especiais: Já os momentos mais especiais e marcantes merecem um perfume floral, pois a fragrância floral é suave e possui um cheiro bem sexy, quando não é usado de forma exagerada ou não é muito forte, consegue agradar todos ao seu redor.

Perfumes marcantes e sensuais: Para você que deseja esbanjar sensualidade em uma ocasião especial ou até mesmo em um encontro com o seu companheiro, a melhor escolha são os perfumes com fragrâncias doces, de preferência que contenha essência de baunilha. Uma fragrância doce consegue ficar na pele por até dez horas, acredita? Além disso, é uma fragrância extremamente sedutora, sexy e marcante, para as mulheres que desejam deixar todos caidinhos por ela.

Famílias Olfativas

Amadeirados: composta por misturas de madeiras que resultam em aromas secos e menos adocicada. É possível encontrar neles toques de canela, terra ou tabaco, além de notas naturais mais picantes. Neste grupo são comuns notas de: sândalo, pinho, musgo de carvalho, âmbar, madeira de agar, vidoeiro, zimbro, couro e tabaco.

Aromáticos: misturam aromas cítricos, como flores brancas e tangerinas, lavandas e especiarias orientais. Neste grupo são comuns notas de: lavanda.

Cítricos: possuem fragrâncias leves e marcantes, perfeitas para o dia a dia de quem vive em lugares quentes. Neste grupo são comuns notas de: de laranja, limão e algumas de madeira além de bergamota, limão, laranja e mandarina.

Florais: mistura ramos de jasmin, rosas, gardênias e outras flores. Pode ser encontrada em sua forma pura ou com toques orientais. A matéria prima para seus produtos é extraída das plantas ou desenvolvida sinteticamente. Suas notas são marcantes e fazem parte do corpo do perfume. Neste grupo são comuns notas de: rosas, jasmim, lírio-do-vale e violeta.

Frescos: possuem notas marinhas. É uma junção das notas cítricas com as naturais, como relvas e folhas verdes. Neste grupo são comuns notas de: flor de laranjeira, bergamota, limão, lima, grapefruit, hortelã, manjericão e erva-cidreira.

Frutais: mistura notas de pêssegos, morangos e notas cítricas. Nela predominam os toques mais doces, que dão leveza e frescor. Neste grupo são comuns notas de: rosas, jasmim, gardênia, ameixa, maçã, pêra.

Orientais: eles são formados por notas quentes e picantes, como baunilha, canela e orquídeas. Neste grupo são comuns notas de: âmbar, baunilha, canela, cravo, anis, gengibre e noz-moscada.

 

Cítricos são ótimos!

É verdade que notas cítricas se vão mais rápido. Mas se você souber combinar – com flores quentes e notas de base envolventes (como baunilha, sândalo e madeiras), seu fresquinho pode continuar sendo uma alternativa de perfumes para usar no inverno, principalmente se você enjoa fácil de aromas mais fortes.

[show_products ids=”3319,3744,3693,3651″ animation_delay=”0″ layout=”grid” product_in_a_row=”4″ filter_type=”ids” orderby=”price” order=”desc” animate=”fadeIn”]

Mais é mais

Faz parte das que preferem os perfumes que duram bastante na pele? Realmente existem truques para fazer o perfume durar mais, mas fique sabendo que, naturalmente, isso acontece nos meses de frio.

Quer se garantir? Invista no tipo certo de perfume: os Eau de Parfums. “Eles têm uma fixação prolongada! 10 horas, contra 8 de um Eau de Toilette“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *